Nesta segunda-feira (8/5), o deputado estadual Valdeci Oliveira outorgou a Medalha da Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul ao canoísta Gilvan Ribeiro, atleta santa-mariense que foi um dos representantes do Brasil na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, e medalhista nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, e Toronto, 2015. A cerimônia foi realizada no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria. ” Trata-se de uma homenagem muito simples, singela, mas que carrega consigo um forte conteúdo de reconhecimento”, afirmou Valdeci, ele próprio responsável por concretizar na cidade, quando prefeito, em meados da década dos anos 2000, o projeto Canoagem na Escola (além da constituição do fundo de apoio ao esporte em vigor até hoje), onde Gilvan iniciou sua trajetória vitoriosa. “Fostes um dos protagonistas daquela iniciativa e conseguistes levar para o Brasil e para o mundo o nome de Santa Maria”, completou o parlamentar que, sem saber, sugeriu a data da entrega para o mesmo dia do aniversário do homenageado. “E isso também é simbólico, pois assim como fizestes pelo esporte enquanto atleta, continuas fazendo”, afirmou.
Gilvan, que estava acompanhado do irmão Givago Ribeiro (PSDB), que é presidente da Câmara Municipal, e de outros familiares, agradeceu a homenagem recebida e lembrou dos desafios enfrentados na carreira esportiva. “Estou recebendo um presente duplo (pela canoagem e pelo aniversário), na verdade triplo, pois o primeiro foi a oportunidade que o senhor me deu, em 2001, no projeto Canoagem na Escola. Foi esse trabalho na escola que certamente me trouxe aqui hoje”, afirmou ele. “Há mais de 20 anos, um garoto, morador da periferia da cidade, sustentar o sonho de chegar a uma Olimpíada é algo que se compara a chegar na lua”, discursou o atleta.
Gilvan, que hoje é secretário municipal de Esportes de Santa Maria e também membro da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) para o ciclo da Olimpíada de Paris, em 2024, também ressaltou a importância do fortalecimento do esporte como ferramenta de inclusão social. “Temos que criar as condições para que (mais crianças) também possam subir ao pódio. E essas condições começam em projeto social, como na gestão do então prefeito Valdeci, ou em uma lei de incentivo ao esporte, criada por sua equipe, em 2008, que, no ano passado, tive o privilégio de fortalecer enquanto secretário de Esporte”, defendeu.
Participaram da cerimônia o presidente da Câmara de Vereadores, Givago Ribeiro (irmão do atleta), que foi o anfitrião da cerimônia, o vice-prefeito Rodrigo Décimo, os vereadores Valdir Oliveira (PT), Maneco Badke (União) e Tubias Callil, (MDB), o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, familiares e amigos do homenageado.