Na reta final do prazo para regularização do título de eleitor, que vai até o próximo dia 4 de maio, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul também aderiu ao movimento nacional de incentivo ao voto jovem. No final da tarde de quarta-feira (27), o presidente do Parlamento gaúcho, Valdeci Oliveira, esteve reunido com estudantes e lideranças secundaristas para debater o tema e para apresentar as ações que a instituição está promovendo nas redes sociais para estimular a adesão da juventude no processo eleitoral.
“Nós entendemos que o Parlamento, como um dos maiores símbolos da democracia do nosso Estado, também deveria fortalecer esse chamamento aos jovens. Os movimentos que estão acontecendo estão dando um resultado muito positivo país afora, mas é preciso que essa mobilização aconteça até o último dia”, disse Valdeci.
No encontro com os estudantes, Valdeci também ressaltou a importância da participação dos jovens na política e convidou-os a virem mais vezes à Assembleia Legislativa. “O Parlamento gaúcho tem que ampliar a sua conexão com a juventude, tem que estimular a presença dos jovens nas atividades e nos debates da Casa. Para mim, os jovens não são apenas o futuro, são o presente”, enfatizou.
Para a estudante Júlia Volpatto Ugliare, o uso das tecnologias e das redes sociais é um bom caminho para estimular a presença da juventude na política. “Os jovens, muitas vezes, não sabem como podem participar, por isso os recursos da tecnologia são muito legais para atingir um número maior de pessoas”, destacou.
Nas redes Quem quiser conferir e compartilhar as ações digitais da Assembleia a respeito do movimento de incentivo ao voto jovem pode acessar os vídeos do Instagram do Legislativo gaúcho pelo endereço: www.instagram.com/assembleiars
Foto: Christiano Ercolani