A convite da família Segat, nova proprietária da Granja de Pedras Altas, localizada no município de mesmo nome na Região da Campanha, o presidente do parlamento estadual, deputado Valdeci Oliveira, realizou nesta sexta-feira (1) uma visita para conhecer as dependências do castelo construído Joaquim Francisco de Assis Brasil no início dos anos 1900. Tombado desde 1999 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o castelo “é parte da História, da memória de um período muito importante e significativo do nosso estado, abrigando não somente os móveis, utensílios e quadros, mas livros e documentos que têm uma valor incalculável. Se trata de um verdadeiro legado”, avaliou Valdeci. Joaquim Francisco de Assis Brasil, figura proeminente da política gaúcha e brasileira, construiu o imóvel nos início dos anos 1900 – a primeira fase foi concluída em 1909 e a segunda em 1913 – e lá residiu até a sua morte em 1938. Nas dezenas de cômodos é possível observar, intactos, peças e objetos utilizados no dia a dia da família do advogado, político e diplomata gaúcho.
Segundo Luiz Segat, as energias dispensadas até aqui para a aquisição, finalizada há três meses, agora serão canalizadas para revitalizar e recuperar a edificação em estilo medieval para, num segundo momento, tornar possível a visitação pública. “Uma tarefa que irá precisar de muito empenho e apoio, tanto da iniciativa privada como do setor público”, afirmou Valdeci junto à mesa onde foi assinado o tratado de paz que pôs fim à Revolução de 1923, entre Chimangos e Maragatos. Além da biblioteca, considerada a maior em termos privados, são mais de 12 mil itens que estão sendo catalogados, do Lenço Farroupilha, um dos símbolos do estado do RS (e uma das únicas peças ainda existentes), a objetos de uso pessoal, louças, tapetes e o automóvel presenteado por Henry Ford a Assis Brasil em 1927, em pleno funcionamento.
Ex-ministro da agricultura preocupado em melhorar a qualidade do gado brasileiro, Assis Brasil trouxe ao país as primeiras matrizes Devon e Gersey, em 1896, o que lhe conferiu o título de patrono da agricultura gaúcha. Também é dele a 13ª assinatura na primeira Constituição brasileira, a de 1891. “O que vi em cada canto foi a memória viva de quem pensou a liberdade, a democracia e a igualdade em patamares muito acima do aceitável pelas elites da época”, disse o presidente da Assembleia Legislativa ao final da visita.
Acompanharam a visita o prefeito Bebeto Perdomo (PP), o vice Volnei Oliveira (PT), o vereador Diego dos Santos Marques (PT), a secretária municipal da Assistência Social e Inclusão, Viviane Faria Peixoto, além das proprietárias Kamilla e Gabriela Segat.