O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), esteve entre as personalidades e lideranças políticas e empresariais agraciadas com o Troféu Brasil Expodireto 2022. A solenidade de entrega da outorga ocorreu na noite deste domingo (6), durante atividade realizada numa casa de eventos na cidade de Carazinho. A premiação antecedeu a abertura oficial da Feira, que acontece nesta segunda-feira (7) em Não-Me-Toque, município que sedia a Expodireto/Cotrijal, uma das maiores no seu segmento, desde a primeira edição, em 2000.
Na presença de expositores, convidados, representantes da indústria química, de pesquisa, de máquinas e equipamentos, produtores rurais, ex-ministros, secretários de estado, deputados federais e estaduais, Valdeci recebeu a homenagem na categoria Liderança Parlamentar Gaúcha, entregue pelo vice-governador Ranolfo Vieira Jr e pelo o presidente da Cotrijal Nei Mânica. “Agradeço o reconhecimento, e dedico este troféu ao trabalho que a Assembleia Legislativa, cotidiana e diuturnamente presta a toda a sociedade gaúcha, mas especialmente aos movimentos políticos e institucionais que temos realizado nas últimas semanas para a busca de recursos e políticas públicas de combate aos estragos da estiagem sobre a agricultura do nosso estado”, afirmou o chefe do Legislativo estadual, depois de participar de uma rápida sessão de fotos com todos os agraciados na noite com a comenda, incluindo os colegas Zilá Breitenbach (quesito Reconhecimento) e Gabriel Souza (Liderança Política).
A Embrapa, empresa pública de pesquisa agropecuária, recebeu destaque nos segmentos produção animal e tecnologia e pesquisa. Agroindústria familiar, indústria de máquinas e equipamentos, inovação, relevância, indústria gaúcha, liderança empresarial e produtor rural, proteção de cultivos, entre outras, também deram título às distinções.
Na sua 22ª edição – no ano passado sua realização foi cancelada por conta da pandemia do covid-19 – o evento, que se estende até o dia 11/3, contará com ampliação do segmento digital, com empresas voltadas à área e startups. Temas ligados à inovação, setor jurídico vinculado ao agronegócio, proteção do clima, palestras sobre oportunidades de negócio com outras nações como Canadá, Austrália e países árabes, entre outros temas, fazem parte da programação das atividades.