O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira, recebeu no início da noite desta quarta-feira, (23), o embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli. A recepção, ocorrida no Salão Nobre da presidência do legislativo estadual, contou também com as presenças do ministro Rodrigo Bardoneschi, chefe da seção econômica da embaixada, do cônsul Jorge Perren e do vice-cônsul Hernán Palmieri e do chefe de gabinete Carlos Peralta. O encontro antecedeu a uma reunião entre a equipe do país vizinho e prefeitos das cidades que fazem fronteira com a Argentina, intermediada pelo líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes.
Apesar de se tratar de um encontro institucional e protocolar, em que Valdeci presentou Scioli com o livro O Rio Grande de Erico Verissimo, que traz imagens captadas pelo fotógrafo Leonid Streliaev de locais descritos na obra O Tempo e o Vento, ambos conversaram sobre questões envolvendo o Mercosul, turismo, gás (fornecido pela Argentina e que possibilitou a retomada da produção de energia da termelétrica de Uruguaiana) e parcerias econômicas. De acordo com os últimos dados, o estado hoje ocupa a primeira posição, ultrapassando São Paulo, na relação econômica com os argentinos. “Se trata de uma questão que vai além dos negócios. Somos irmãos que buscam uma integração latino-americana para o benefício de todos, sem distinção”, avaliou Valdeci.
Antes de vir ao Parlamento gaúcho, o embaixador e sua equipe estiveram no Palácio Piratini, onde se reuniram com o governador Eduardo Leite.