Antes de partir para Brasília, no final da tarde da próxima segunda-feira (14), para liderar uma missão da Assembleia Legislativa que irá reivindicar apoios ao Rio Grande do Sul no enfrentamento aos reflexos da estiagem, o presidente do Parlamento gaúcho, o deputado Valdeci Oliveira, realizou audiências na Câmara de Vereadores e na Prefeitura de Santa Maria, na sexta-feira (11). No encontro com o presidente da Câmara Municipal, Valdir Oliveira, que também contou com a presença da vereadora Marina Callegaro e dos vereadores Manoel Badke, Alexandre Vargas, Adelar Vargas e Admar Pozzobom, Valdeci explanou as principais diretrizes da gestão de 2022 do Parlamento estadual. Ele colocou também à presidência do Legislativo estadual à disposição dos representantes do município e solicitou a parceria em ações conjuntas que dialoguem com as demandas da população. “Assim como as Câmaras Municipais, a Assembleia Legislativa também se constitui em uma caixa de ressonância da sociedade. E o momento exige que trabalhemos juntos, em várias e diferentes questões, seja para a redução da desigualdade social, seja no enfrentamento da estiagem e da pandemia, problemas que têm pressionado muito fortemente a nossa capacidade de ação”, frisou o deputado.
O chefe do Legislativo gaúcho também falou sobre a constituição no Parlamento – a iniciativa já foi aprovada pela Mesa Diretora da Casa – de uma Comissão de Representação Externa para acompanhar as medidas governamentais em socorro aos municípios, aos produtores rurais e às famílias atingidas pela falta de chuva. Valdeci também projetou as atividades em Brasília, na próxima semana, dentro do mesmo tema. “A Missão Oficial da Assembleia vai procurar as principais lideranças da Câmara e do Senado Federal, além dos ministérios da Agricultura e Integração Regional e contará com representantes de diversos partidos e do governo. Iremos reivindicar respostas e medidas que realmente minimizem os prejuízos já causados”, explicou.
O presidente da Câmara reforçou a importância da sintonia com a Assembleia Legislativa gaúcha. “Somos parceiros. É importante estabelecermos essa interlocução com a Assembleia em pautas conjuntas envolvendo a Câmara e a cidade, que é referência para toda a Região Central”, destacou Valdir Oliveira.
Questões relativas às áreas da saúde e de infraestrutura também foram tratadas durante o encontro, como a necessidade de o Hospital Regional operar o quanto antes como referência em alta complexidade e a duplicação da RSC-287, cujo pleito é de que as obras iniciem também por Santa Maria e não apenas pelo município de Tabaí.
Prefeitura
Na Prefeitura Municipal, Valdeci reuniu-se com o prefeito Jorge Pozzobom e o vice Rodrigo Décimo. Da mesma forma que na Câmara, o presidente do Parlamento colocou a Assembleia Legislativa à disposição dos gestores para as demandas do município. “Essa visita, mais do que institucional, é para fortalecer nossa parceria com Santa Maria e região. São muitas as questões postas que exigem nossa união. A disputa política fica para as eleições”, disse Valdeci.
Na última segunda-feira (7) , Valdeci e Pozzobom já haviam se encontrado em Porto Alegre e combinado a realização, ao longo deste ano, de atividades de interiorização da Assembleia em Santa Maria para discutir, principalmente, temas da saúde, da infraestrutura e do desenvolvimento econômico e social. “A Prefeitura está à disposição para realização de ações conjuntas sobre questões que afetam diretamente à população. A parceria entre as instituições favorece à comunidade”, destacou o prefeito.