O município de Unistalda, no Vale do Jaguari, também esteve entre as localidades gaúchas visitadas pelo presidente da Assembleia Legislativa no primeiro roteiro de compromissos realizado no interior do Estado. O deputado Valdeci Oliveira esteve reunido com o prefeito Gilnei Manzoni e com a vice-prefeita Diulinda Pires e colocou o Parlamento gaúcho à disposição da cidade, que também passa por grandes problemas ocasionados pela estiagem. As autoridades destacam como principais preocupações os prejuízos registrados na produção de soja, na agricultura familiar local, na pecuária e na criação de ovinos.
Durante o encontro, Valdeci externou aos gestores as medidas que estão sendo gestadas pela presidência da Assembleia em relação ao tema, entre elas a criação de uma Comissão Externa composta por parlamentares para acompanhar os desdobramentos e a evolução do atual quadro e uma missão oficial a Brasília para buscar interlocução com o governo federal e envolvimento do Senado e Câmara dos Deputados.
Uma audiência de Valdeci com o governador Eduardo Leite, prevista para ocorrer nesta segunda-feira (7), também integra a lista de medidas a serem feitas pela Assembleia, neste momento, para buscar ações concretas que minimizem o agravamento da situação dos produtores rurais. “Essa visita a Unistalda e a localidades como Dilermando de Aguiar, Santiago, Capão do Cipó e Jaguari simboliza a aproximação que estamos buscando fazer com as regiões. Mais do que a sociedade ir ao Parlamento, e defendo que ela tem de ir cada vez mais, nós, enquanto Poder Legislativo, temos de estar ainda mais próximos,” avaliou Valdeci.
Durante a audiência, integrantes da guarnição local da Brigada Militar solicitaram o apoio do Parlamento para a destinação de uma viatura para o patrulhamento rural. Unistalda possui mais de 600 quilômetros de estradas de chão e 70% da sua população reside fora da zona urbana. Também participaram do encontro os vereadores Moacir Nazário (PT), José Luiz Souza (MDB) e Paulo Jair (PP).