O deputado Valdeci Oliveira apresentou na última quarta-feira (10/3) um requerimento à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa cobrando a realização de uma reunião extraordinária sobre a superlotação hospitalar no RS diante do agravamento da pandemia da Covid-19.
A sugestão foi imediatamente acolhida pelos demais deputados e deputadas do colegiado. Inicialmente, a presidente do órgão, Zilá Breitenbach, marcou a reunião por videoconferência para o dia 15/3, às 14h, com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e representantes dos hospitais, dos prefeitos, do Ministério da Saúde, do Ministério Público Estadual e Federal e dos sindicatos, conselhos e federações de trabalhadores. Mas, por motivo de colisão com outras agendas relativas ao tema, o encontro foi transferido para o dia 17/3, próxima quarta-feira, nos mesmos moldes e horário.
“O objetivo do encontro é encontrar alternativas sobre a disponibilidade de leitos, de equipes e de equipamentos e insumos hospitalares. Os trabalhadores da saúde estão absolutamente sobrecarregados e estafados. É fundamental que eles recebam todo apoio possível nesse momento tão difícil. Também vamos aproveitar para abordar a questão da vacinação, que é uma prioridade e que precisa ser acelerada no Estado a partir da aquisição própria de imunizantes, medida que o Parlamento gaúcho votou e aprovou”, assinalou Valdeci.
Foto: Ingrid Anne/Fotos Públicas