Na imprensa: Correio do Povo destaca Audiência Pública proposta pelo mandato para discutir a covid-19 em hospitais psiquiátricos

O jornal Correio do Povo desta quarta-feira (26/8) traz em seu site matéria sobre a audiência pública proposta por Valdeci para discutir a situação dos moradores e servidores do Hospital Psiquiátrico São Pedro e Hospital Colônia Itapuã na pandemia da Covid-19. A audiência foi realizada conjuntamente pelas Comissões de Saúde e Meio Ambiente (CSMA), de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) e de Segurança e Serviços Públicos (CSSP) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Abaixo a íntegra da matéria do jornalista Claudio Isaías.


Os hospitais Psiquiátrico São Pedro e Colônia de Itapuã, em Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre, registraram 91 casos positivos de Covid-19 e nove óbitos em decorrência da doença. Cinco óbitos ocorreram no Hospital Colônia Itapuã e quatro no São Pedro. Os dados foram apresentados, nesta quarta-feira, pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), um dos proponentes da audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

“A estrutura dos dois hospitais é extremamente precária e a aglomeração é inevitável, então é muito sério esse surto”, explicou. Segundo Oliveira, dos 63 pacientes do Hospital São Pedro, 40 positivaram para a doença. Desses, 18 necessitaram de internação hospitalar. A audiência foi proposta também pelos deputados Edegar Pretto, Pepe Vargas e Zé Nunes. Oliveira disse que o encontro teve o objetivo de esclarecer os casos de contaminação e de óbitos ocorridos nas unidades e buscar esclarecimentos, incluindo informações a respeito de qual plano de contingência da pandemia de Covid-19 existe nas duas instituições.

Entre os encaminhamentos feitos pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente está o pedido de acesso a todos os documentos relativos às denúncias, para compor um dossiê sobre a situação, a ser encaminhado à Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público. Também foi solicitado um plano de desinstitucionalização para a retomada das propostas do São Pedro Cidadão e do São Pedro em Movimento e que o governo do Estado apresente à Comissão de Saúde e ao Conselho Estadual de Saúde um plano que contemple o plano de habilitação e outras medidas necessárias para desinstitucionalizar as cerca de 112 pessoas internadas. Também foi sugerida a criação de um memorial dos esquecidos nos hospitais psiquiátricos e que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) encaminhe para a CSMA o relatório sobre os óbitos decorrentes da Covid-19.

Já a Secretaria Estadual da Saúde informou que os surtos estão controlados. Na reunião virtual, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, apresentou os planos de contingência instituídos nos dois hospitais e as medidas tomadas a fim de frear a transmissão do vírus entre profissionais, pacientes e residentes, considerando os casos da doença que ocorreram entre os meses de junho e julho. “Neste momento, os surtos estão absolutamente controlados”, afirmou.

As duas instituições elaboraram planos de contingência ainda em março, quando começaram a surgir os primeiros casos do novo coronavírus no Rio Grande do Sul. “Os pacientes do Itapuã e do São Pedro são pessoas com alto nível de risco para complicações da Covid-19. Além disso, os profissionais de saúde que trabalham nesses locais, assim como acontece nos residenciais de idosos, geralmente circulam em mais de um ambiente de risco, aumentando a possibilidade de transmissão”, informou a secretária.

Todas as medidas necessárias foram tomadas para que novos contágios fossem evitados. Entre as principais ações, foram destacadas a diminuição da circulação de pessoas, vigilância nos pontos de entrada, distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs), condutas de isolamento, capacitação continuada das equipes, testagem, monitoramento e higienização dos espaços.

Em cada um dos hospitais, a gestão criou um espaço separado para fazer a triagem e assistência às pessoas que apresentaram sintomas ou foram confirmados com Covid-19. A secretária ressaltou, ainda, que os planos de contingência estão em permanente atualização, para agregar novos dados ou informações que venham a surgir a respeito da doença.