Durante a reunião virtual da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (17/6), o deputado estadual Valdeci Oliveira fez um apelo pela ampliação do número de leitos do Hospital Regional de Santa Maria. Para o parlamentar, a medida é essencial neste momento de agravamento da crise da Covid-19 no Rio Grande do Sul e na Região Central do Estado.
“O Regional possui uma estrutura para oferecer mais de 200 leitos, mas, até o momento, só foram abertos 40, e foram abertos agora em função da pandemia. Estamos vivendo uma situação grave e séria, a qual deverá piorar. Santa Maria já tem mais de 400 contaminados. Por isso, faço um apelo: nós estamos desamparados! O Hospital Universitário está superlotado, e o Hospital de Caridade também está muito comprometido. Ao mesmo tempo, aqui há uma estrutura pronta para ampliada e utilizada como retaguarda para a crise da Covid-19. Só falta vontade política do governo. O Hospital Regional é uma grande alternativa para salvar vidas, não apenas vidas de Santa Maria, mas vidas do Estado enquanto um todo. Essa ação, inclusive, facilitará o planejamento da retomada gradual das atividades econômicas”, assinalou Valdeci.
O deputado também comentou a insuficiência do modelo de distanciamento controlado adotado no Estado. “Eu não sou especialista em saúde, mas qualquer um percebe que essa forma não vai resolver. Só vai enxugar gelo e jogar para frente um problema que está se acumulando. Eu estou muito angustiado. Em Santa Maria, um dia teve bandeira vermelha, no outro dia, bandeira laranja. Muda (a bandeira) de um dia pro outro, mas os casos vêm aumentando. Além de mudar bandeira aqui e acolá, tem que mudar a questão estrutural dos hospitais e garantir mais leitos”, afirmou.