Na retomada dos trabalhos legislativos da Comissão de Assuntos Municipais (CAM) da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (11/2), o deputado Valdeci Oliveira trouxe para o colegiado a grave situação que se encontram as rodovias da região das Missões, no noroeste do estado.
O parlamentar lembrou que, em março de 2019, já havia se manifestado sobre o alto grau de deterioração da ERS-168, entre Santiago e Bossoroca, e da RSC-377, entre Santiago e Santa Tecla (RSC-377). “Trouxe esse assunto em diversas ocasiões. E, surpreendentemente, praticamente um ano depois, a única mudança foi que a situação, que era absurda, piorou, uma realidade que se mostra calamitosa. As estradas estão praticamente intransitáveis, terríveis”, frisou, destacando ainda que o cenário posto está justamente num momento que antecede o início de uma nova safra dessa região altamente produtiva.
Valdeci lembrou ainda que, em agosto do ano passado, o governo do Estado fez uma análise da situação e anunciou a liberação de milhões de reais em recursos para a recuperação de rodovias. Além disso, o Executivo realizou uma rodada de reuniões com os prefeitos da Região Missioneira, garantido a estes que estava sendo feito o encaminhamento para uma solução o mais rápido possível, e que esses dois trechos seriam tratados como prioridade devido ao alto grau de precariedade e calamidade que ambos se encontram.
O deputado destacou que a situação é tão grave e perigosa para quem trafega pelas estradas que os motoristas são obrigados a dirigir por longos trechos por uma via de chão batido que foi aberta ao longo dos acostamentos. “Temos consciência das dificuldades do estado, mas não há nada que justifique uma situação que deixa praticamente Santiago isolado da região Missioneira. Quero deixar registrado, nesta primeira reunião do ano da Comissão de Assuntos Municipais, que a falta de dinheiro é uma coisa, mas o que estamos vendo é um verdadeiro desleixo, é a falta de prioridade a uma região altamente importante em termos de produção agrícola”, avaliou.
“Temos, enquanto Comissão de Assuntos Municipais, articular uma ação vigorosa e buscar uma resposta concreta do governo do estado para essa questão”, sugeriu Valdeci. Após as manifestações de outras parlamentares membros da CAM, foi deliberado pelo encaminhamento de pedido de audiência junto à Casa Civil para tratar do tema. Em outra frente, Valdeci irá, por meio do seu mandato, encaminhar um pedido de informações para Juvir Costella (MDB), titular da Secretaria de Transportes do estado.
Clique aqui e assista na íntegra a fala de Valdeci na Comissão de Assuntos Municipais.