Projeto das RPVs não é votado novamente

 

Na ordem do dia da Assembleia Legislativa desde a semana passada, o projeto de lei do governador Sartori que reduz o valor das Requisições de Pequeno Valor (RPVs) não foi votado novamente na sessão plenária desta terça (6). Por acordo entre os líderes de bancadas, foi retirado o quórum da sessão após a apreciação de nove matérias.  Com isso, o projeto só pode voltar a ser debatido na semana que vem.

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) saudou o resultado da sessão. “A retirada do quórum deixa claro que a base, mesmo possuindo uma extensa quantidade de deputados, está tendo muitas dificuldades em convencer os seus próprios apoiadores. Isso mostra que a proposta é equivocada e que deveria ser abandonada pelo governador”, disse Valdeci.

Conforme Valdeci, a bancada do PT e dos demais partidos de oposição continuarão mobilizados contra a iniciativa. “É uma ação que vai tornar interminável a fila dos precatórios”, registrou ele.

Na gestão Tarso Genro, em 2013, o deputado Valdeci, então líder de governo no Parlamento gaúcho, liderou a mobilização pela retirada de um projeto de lei similar encaminhado pelo Executivo. O pedido foi atendido e a matéria foi arquivada na época. “Esperamos que o Sartori tenha a mesma sensibilidade do Tarso”, comentou.

Texto: Tiago Machado – Foto: Assembleia Legislativa