Durante a sessão plenária desta terça (14), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) ocupou a tribuna do plenário da Assembleia Legislativa para cobrar mudanças no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) encaminhada pelo governador José Ivo Sartori. Para Valdeci, a matéria, da forma como chegou ao plenário, promove o desmonte do serviço público gaúcho e a desvalorização de setores essenciais, como a saúde, a educação e a segurança. “Se for aprovada assim, a LDO indica reajuste zero para os servidores. Até mesmo os aumentos já avalizados pela Assembleia, no governo anterior, e que terão parcelas pagas nos próximos períodos, podem ficar ameaçados”, complementou.
Valdeci lembrou também que o projeto da LDO não foi discutido com as entidades que representam os servidores e os diferentes segmentos do Estado. “Onde está o diálogo, onde está o respeito com o servidor. Aliás, o servidor não pode pagar pela incompetência desse governo”, cobrou.
Para o parlamentar, o Palácio Piratini deveria se preocupar primeiro em combater a sonegação fiscal. “O Estado perde R$ 7 bilhões por ano com sonegação fiscal”, disse Valdeci ao apresentar estudo do Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz). (texto: Tiago Machado – foto: Marcelo Bertani)