O corte de recursos do Estado para os hospitais filantrópicos atinge em cheio a Casa de Saúde de Santa Maria. O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), visitou o hospital, na manhã desta sexta (8), para verificar pessoalmente as dificuldades enfrentadas pela direção e funcionários. Em reunião com a administradora da instituição, Irmã Ubaldina Souza e Silva, Valdeci recebeu um relato da série de problemas enfrentados. “O hospital está recorrendo a empréstimos bancários para poder pagar a folha salarial. Não há recursos para pagar praticamente nada”, disse o deputado.
Conforme as informações recebidas, a Casa de Saúde não recebeu, neste ano, os recursos referentes ao incentivo hospitalar e nem as verbas destinadas aos atendimentos de saúde mental. “A situação é de pavor. Não há como manter os atendimentos por muito tempo nessas condições”, acrescentou o deputado.
Valdeci vai denunciar a situação vivenciada pelo hospital na próxima reunião da Comissão de Saúde da Assembleia, que ocorrerá quarta (13). Na mesma reunião, será apreciado o requerimento assinado por Valdeci e mais quatro deputados estaduais que pede a convocação do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, para explicar os cortes praticados nos repasses para os hospitais filantrópicos e santas casas do Estado. “É urgente que a Secretaria Estadual da Saúde retome o diálogo com os prestados desse serviço essencial. A Comissão de Saúde está aberta para ajudar nessa negociação”, acrescentou Valdeci. (texto: Tiago Machado – foto: Christiano Ercolani)