O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) valorizou a decisão da Justiça que proíbe que o governo do Estado parcele os salários do funcionalismo público. O parlamentar acredita que prejudicar os servidores não soluciona a questão das finanças. “É um tiro no pé do próprio Executivo. Eles devem ser defendidos e valorizados, pois prestam atendimento direto ao cidadão. O governador não pode sacrificar as categorias e aniquilar o serviço público”.
Mesmo com a proibição, a Secretaria da Fazenda do Estado não descarta a possibilidade de descumprir a liminar que protege as categorias da segurança pública: Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias, Polícia Civil e Susepe. O deputado cobra que o governador venha a público esclarecer suas medidas. “Sartori está enclausurado no Piratini. É preciso ser claro e parar de fazer esse jogo de cena com os servidores, que a cada dia têm uma notícia diferente sobre seus salários”.
Conforme o Executivo, pode faltar recursos para a folha de pagamento a partir de abril. Valdeci critica a falta de articulação administrativa e lembra que durante a gestão de Tarso Genro nunca se atrasou ou parcelou salários. “Como que em menos de 90 dias já se fala em problemas para cumprir a folha de pagamento, se em quatro anos isso nunca aconteceu? Não sei se é estratégia ou falta de capacidade a construção desse ambiente de tensão”, assinalou.