Autor da Lei que institui a Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) foi um dos homenageados pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), em Sessão Plenária Especial da entidade nesta segunda (08), no Memorial da Assembleia Legislativa. Conforme a lei, as atividades da Semana devem ocorrer, anualmente, entre os dias 05 e 11 de maio, para conscientizar a população e mobilizar sobre a importância da prudência no consumo de remédios e evitar a automedicação. Representando o deputado Valdeci, a enfermeira Nelci Dias, assessora da bancada do Partido dos Trabalhadores no Parlamento, recebeu a homenagem da instituição. Ela destacou o importante papel do Conselho na valorização do profissional da saúde. “A saúde pública é uma área essencial para a sociedade. A farmácia e o medicamentos são serviços de saúde e não mercadorias”, afirmou.
Por compromissos em Santa Maria, Valdeci não esteve presente no ato, mas o deputado agradeceu a homenagem e se colocou à disposição da categoria para auxiliar na luta contra a MP 653/14 que tramita no Congresso Nacional. “É uma pauta importante, que também envolve outras categorias, mas especialmente os farmacêuticos. Precisamos ter farmacêuticos nos estabelecimentos e a MP pretende flexibilizar demais esta necessidade. Apoiamos a intenção do Conselho em modificar o conceito de farmácia de um local que só comercializa medicamentos para um espaço que ajuda a cuidar da saúde da população”, disse.
Parceria
O evento também marcou uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde e o CRF-RS. A secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, firmou um termo de cooperação técnica com o Conselho Regional de Farmácia. Entre os objetivos do termo de cooperação, estão a ampliação da assistência farmacêutica, controle sanitário e uso racional de medicamentos. A parceria se dará através de ações conjuntas entre a SES/RS e CRF na coleta de informações junto aos municípios do RS e Coordenadorias Regionais de Saúde. O trabalho será executado através de capacitações, consultorias e palestras, dentro de um constante canal de diálogo para a promoção do SUS no Rio Grande do Sul.