Valdeci discute Ferrovia Norte-Sul com prefeitos da Fronteira Oeste

Valdeci conversa com prefeitos da Fronteira Oeste
Valdeci conversa com prefeitos da Fronteira Oeste

Valdeci conversa com prefeitos da Fronteira Oeste

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) esteve reunido, nesta terça (29), com sete prefeitos de municípios da Fronteira Oeste, na sede da FAMURS, em Porto Alegre. Os prefeitos pediram apoio para dialogar e viabilizar que o traçado da Ferrovia Norte-Sul contemple a região. Valdeci, que integra a Frente Parlamentar em Defesa da Ferrovia, ponderou que o governo federal contratou um estudo técnico para definir o trajeto da ferrovia.

Valdeci relatou ainda as diversas audiências promovidas pela Frente Parlamentar e das comissões da Assembleia Legislativa. O deputado destacou que o grupo entregou, em julho, ao ministro dos Transportes, César Borges, durante uma reunião com o governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, a chamada “Carta de Santa Maria”. O documento defende que a ferrovia passe pela região Centro e que tenha um ramal até Uruguaiana, na Fronteira Oeste.

“Estamos mobilizados em diversas frentes e grupos de trabalho para tocar adiante este processo. A ferrovia não é uma promessa do governo federal, já está em andamento. O que precisamos é apresentar aos técnicos que o traçado da ferrovia deve levar em conta a ligação com o Mercosul e a possibilidade de retomada do desenvolvimento da Metade Sul do Estado”, comentou Valdeci.

Agenda

Os prefeitos convidaram o deputado para participar da audiência pública em Cerro Largo, no dia 22 de novembro, às 14h, para tratar do tema. No dia oito de novembro, na Assembleia Legislativa, às 14h, está marcada uma audiência da Comissão de Assuntos Municipais sobre o assunto.

Atendendo proposta feita por Valdeci, o grupo vai se reunir novamente, junto com outras associações de municípios, para realizar uma audiência pública em Santa Maria, no dia seis de dezembro, para discutir, com técnicos do ministério dos Transportes e outros especialistas, a melhor alternativa de traçado para a Ferrovia Norte-Sul no Estado. O local e o horário devem ser definidos em breve. Na reunião desta terça estiveram presentes os prefeitos de São Borja, Manoel Viana, Alegrete, Uruguaiana, Quaraí, Maçambará e Rosário do Sul, entre outras autoridades e lideranças.

Texto e foto: Tiago Dias