Valdeci destaca escolha de Sandra Aires para Troféu Carlos Santos 2017

Fisioterapeuta Sandra Aires está entre as agraciadas do Troféu Carlos Santos 2017

Militante do movimento negro desde a década de 90, a fisioterapeuta santa-mariense Sandra Beatriz Aires da Costa, 35 anos, será uma das agraciadas com o Troféu Deputado Carlos Santos 2017 da Assembleia Legislativa. O prêmio faz parte das atividades da 8ª Semana da Consciência Negra do Parlamento gaúcho e visa reconhecer personalidades que contribuíram para a valorização da comunidade negra no Rio Grande do Sul.

O nome de Sandra foi indicada pelo deputado Valdeci Oliveira e, posteriormente, passou pelo crivo da bancada do PT na Assembleia e pela Mesa Diretora da Casa, integrada por parlamentares de diferentes partidos do Legislativo gaúcho. A entrega do Troféu ocorrerá no próximo dia 22, às 14h, no plenário do Palácio Farroupilha, durante Sessão Solene alusiva ao Dia da Consciência Negra. “É um reconhecimento justo e merecido por toda trajetória que a Sandra construiu, de maneira coletiva, dentro do movimento negro. A atuação dela de destaca na saúde pública, na educação popular, na cultura, na religião afro, na militância política e no movimento feminista negro. A Sandra é um lutadora social que está permanentemente engajada no enfrentamento ao racismo, à discriminação da mulher e à intolerância religiosa”, afirmou Valdeci.

Além de Sandra, receberão o Troféu Carlos Santos 2017 o Cláudio Barulho (Cláudio Custódio dos Santos), a Elaine Oliveira Soares, o Everton Luis da Rosa Alves e a Josiane Rodrigues de Oliveira.

CARLOS SANTOS – Jornalista e sindicalista, o deputado Carlos Santos foi o primeiro negro a ser eleito presidente da Assembleia Legislativa e a ocupar o cargo de governador do Estado, durante a década de 60. O Troféu Deputado Carlos Santos foi criado em 2009 e, desde 2010, é entregue anualmente na Assembleia Legislativa. (Texto: Tiago Machado – Foto: Reprodução do Facebook)