Valdeci destaca ações de segurança durante a Copa

O deputado estadual Valdeci Oliveira destacou o sucesso do planejamento das ações de segurança implementadas durante a realização dos jogos da Copa do Mundo no Rio Grande do Sul. As iniciativas adotadas pelo governo do Estado em parceria com a prefeitura de Porto Alegre e com a União foram avaliadas como positivas pelo líder do governo na Assembleia. A capital recebeu, até agora, quatro partidas do mundial. Foram milhares de turistas australianos, argelinos, coreanos, nigerianos, holandeses e argentinos que tomaram as ruas da cidade nos dias de jogos e durante toda a Copa nas festas que antecedem as partidas nos telões do Anfiteatro Pôr-do-Sol.

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC/RS) instalado pelo governo federal na Capital, na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP), com investimento de R$ 40 milhões, integra as diferentes forças da área da segurança federal, estadual e municipal. Valdeci destacou o trabalho conjunto de diversos órgãos. “Todos trabalharam em sintonia para que a Copa fosse um grande evento. Moradores e turistas puderam confraternizar com alegria e segurança. O resultado é que muitos dos gaúchos que estavam receosos, agora querem mais Copas por conta também do aquecimento da economia local”, disse Valdeci.

O governador, Tarso Genro, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, visitaram o CICC nesta semana e foram recebidos pelo secretário da Segurança Pública, Airton Michels. O ministro se disse impressionado com o trabalho que está sendo feito. “O Rio Grande do Sul está dando exemplo de como se resolvem problemas de segurança quando todos estão juntos, têm o mesmo plano e metodologia de ação”, comentou Cardozo.

2014AirtonMichels

Números

Conforme a Secretaria do Turismo, o Rio Grande do Sul recebeu mais de 350 mil turistas até agora. Porto Alegre é considerada a segunda cidade-sede que mais recebeu turista no país. Foram mobilizados 5.235 servidores da segurança pública. São 270 no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), 2.346 policiais militares, 700 policiais civis, 200 bombeiros, 50 servidores do Instituto-Geral de Perícias (IGP), 575 da Polícia Federal, 300 da Polícia Rodoviária Federal, além de 144 da Guarda Municipal e 650 agentes da EPTC.

Foram registradas 68 ocorrências envolvendo turistas brasileiros e estrangeiros desde o começo da Copa (até às 18h do dia 25). Entre as ocorrências com estrangeiros, em 46 casos aparecem como vítimas e 37 como suspeitos.

A cidade de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, também deu sua contribuição para a Copa. O município acolheu a delegação do Equador e recepcionou os atletas com uma grande festa no centro da cidade reunindo mais de 10 mil pessoas, no dia 9 de junho.

Texto: Tiago Dias – Foto: Tiago Machado.
Na imagem, deputado Valdeci com o secretário da Segurança Pública, Airton Michels.