Valdeci denuncia violência contra jovens negros

Frase infeliz, disse Valdeci.

O deputado estadual Valdeci Oliveira representou a bancada do PT na sessão solene em homenagem ao Dia Estadual da Consciência Negra, que ocorreu nesta quarta (18), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. No seu discurso, o parlamentar chamou a atenção dos demais deputados para a violência cometida contra os negros. “As estatísticas oficiais apontam que 35% do total de homicídios ocorridos no Brasil têm como alvo jovens negros. A sociedade tem de dar um basta a esse extermínio”, afirmou ele, que coordena a Frente Parlamentar contra o Racismo, a Homofobia e a Discriminação no RS.

Valdeci também defendeu as políticas públicas afirmativas implantadas no Brasil pelos governos dos presidentes Lula e Dilma Rousseff. Ele afirmou que a política de cotas e o Programa Universidade para Todos (ProUni) garantiu uma presença muito maior de negras e negros na educação superior. “O acesso à educação hoje é muito maior que no passado, mas não podemos nos conformar com o patamar atingido. É preciso evoluir muito mais”, analisou.

O parlamentar também ressaltou como fundamentais o combate à intolerância religiosa, a regularização das terras quilombolas e uma maior atenção às políticas de saúde. “A desnutrição, a tuberculose, os partos prematuros e a mortalidade infantil assusta muito a população negra. Temos de ter consciência e trabalhar contra essa realidade”, acrescentou.