Valdeci articula encontro do governador com vereadores da Quarta Colônia

Pelo quarto ano consecutivo, o mandato do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), ajudou a organizar e viabilizar as atividades da 9ª Marcha de Vereadores da Quarta Colônia e Região. O evento é uma forma de trazer as demandas dos municípios ao legislativo estadual e ao governo do Estado. Na abertura do encontro, na manhã desta quarta (28), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, Valdeci anunciou aos vereadores que o governador Tarso Genro receberá a Marcha nesta quinta (29), às 9h 40min, no Palácio Piratini. “É uma demonstração de sensibilidade e de respeito à Quarta Colônia e aos seus representantes legítimos”, afirmou Valdeci.

20140528marcha

O secretário estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, fez a conferência inicial da Marcha e abordou a retomada dos investimentos, o retorno do processo de participação popular nas decisões do Executivo e a situação do Rio Grande do Sul no cenário econômico. Conforme o secretário, o Rio Grande do Sul ficou em 3º lugar no Brasil em uma pesquisa do diário inglês Financial Times que apontou os melhores estados para receber investimentos internacionais.

Secretário João Motta no Plenarinho da Assembleia

Secretário João Motta no Plenarinho da Assembleia

Na sequência, a chefe de Gabinete da Secretaria Estadual da Saúde, Dra. Rosângela Dornelles, pediu aos vereadores que fiscalizem os repasses feitos pelo Estado e participem das atividades dos conselhos municipais de saúde. “Não podemos aceitar que recursos públicos fiquem nas contas e não beneficiem os usuários na ponta”, afirmou.

Na área hospitalar, Rosângela destacou ainda que a contratualização de 132 leitos do Hospital Alcides Brum no SUS e a construção do Hospital Regional, ambos em Santa Maria, irão beneficiar muito os municípios da Quarta Colônia, pois ficam na área de abrangência da 4 ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Na programação de dois dias da Marcha, está prevista ainda a realização de painéis com os titulares ou diretores das secretarias estaduais de Obras Públicas, Desenvolvimento Rural e Educação e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Conforme o líder do governo na Assembleia, o apoio do legislativo estadual fortalece o papel dos parlamentares municipais. “Fui vereador por oito anos e sei o quanto a comunidade cobra dos seus representantes”, disse Valdeci.

Texto e fotos: Tiago Dias