Valdeci apresenta relatório sobre carvão mineral em Congresso Nacional

20130822congrcarvao

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) participou, na noite de quinta-feira (22), da abertura do 4° Congresso Brasileiro do Carvão Mineral, em Gramado (RS). Na condição de coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral Gaúcho, Valdeci apresentou as atividades realizadas na Assembleia Legislativa sobre o tema desde 2011. Na abertura oficial do evento, o deputado, que foi o relator da Comissão Especial do Carvão e Energia Eólica do Parlamento Gaúcho, entregou o relatório de trabalho do grupo técnico ao presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan.

O documento traz a síntese da atuação da comissão desde a sua instalação no dia 17 de abril deste ano. Durante o período, foram realizadas sete audiências públicas com a participação de órgãos e entidades ligadas aos temas. “O Parlamento congregou diversas instituições, órgãos públicos e pesquisadores. A principal conclusão é que possível respeitar o meio ambiente e explorar o carvão. No entanto, precisamos criar incentivos para o setor e apoiar o desenvolvimento de centros de pesquisa. Tudo isto está recomendado no relatório que será entregue ao governo do Estado e ao governo federal”, afirmou Valdeci.

20130822congrcarvao2Entre as atividades do Congresso Brasileiro, estão palestras realizadas por especialistas nacionais e internacionais que tratam de temas técnicos da área de produção, da exploração, da engenharia das minas e do beneficiamento. Também abordam a questão ambiental, como o tratamento e aproveitamento de rejeitos e resíduos, recuperação de áreas degradadas e avaliação de desempenho ambiental. Segundo Zancan, a intenção é de compartilhar experiências e potencializar a utilização do carvão como fonte de energia elétrica.

O encontro iniciou com a palestra do presidente da Associação Mundial do Carvão, Milton Catelin, e segue até este sábado (24), na Fundação de Apoio da Universidade do Rio Grande do Sul (FAURGS), em Gramado.

Texto e fotos: Tiago Dias

Confira depoimento do deputado Valdeci sobre o Congresso