Participação popular gaúcha bate recorde e é referência para o Brasil

Divulgação dos resultados do Processo de Participação Popular foi feito pelo governador Tarso Genro
Divulgação dos resultados do Processo de Participação Popular foi feito pelo governador Tarso Genro
Prefeito de São Gabriel, Roque Montagner, com Secretário Estadual de Planejamento e Participação Popular, Joõa Motta. São Gabriel foi um dos municípios que mais registrou adesão ao processo de votação deste ano.
Prefeito de São Gabriel, Roque Montagner, com Secretário Estadual de Planejamento e Participação Popular, Joõa Motta. A população de São Gabriel se destacou na adesão ao processo de votação de prioridades deste ano.

Nesta terça (24), em ato realizado no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o governo do Estado divulgou os resultados do Processo de Participação Popular e Cidadã deste ano: ao todo, 1,3 milhão de gaúchos votaram nas prioridades do Orçamento 2015 do Estado – o que representa a maior votação já registrada no processo.

Além da apresentação de números, a atividade também registrou diversas manifestações de apoio ao decreto 8.243/14, da presidenta Dilma, que institui a Política Nacional de Participação Social e o Sistema Nacional de Participação Nacional. O decreto, que, em suma, estabelece linhas de ação para o aumento da participação democrática nos processos de tomada de decisão da administração pública federal,sofre críticas e resistências por parte de setores conservadores do país. “Quem apoia a democracia, apoia a participação popular. Quanto mais participação, mais transparência e controle social”, afirmou o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).

Assim como Valdeci e os secretários estaduais João Motta e Vinícius Wu, o governador Tarso Genro, também reforçou a defesa do decreto. “O sistema de participação nacional é a tentativa de devolver aos governantes a capacidade de governar. O Estado democrático de direito foi capturado pelo capital financeiro. Essa captura esvazia as funções do Estado. A participação faz bem ao Rio Grande e faz bem ao país”, afirmou.