Valdeci apoia desmembramento do Corpo de Bombeiros da BM

Valdeci com comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, Luis Maya

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 232/2014, que prevê o desmembramento do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, foi aprovada, por unanimidade, em primeiro turno, pelo plenário da Assembleia Legislativa. O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) votou a favor e defendeu publicamente a medida. “Entendemos que o governador acerta ao tomar essa posição, que vai fortalecer o serviço prestado pelos bombeiros”, assinalou.

Valdeci com comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, Luis Maya

Valdeci com comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, Luis Maya

Valdeci destaca que a construção da proposta foi coletiva. Ele lembra que, em agosto de 2011, foi criado um grupo de trabalho para debater o tema composto por representantes de secretarias e das diversas entidades que representam os bombeiros, entre elas a ASOFBM, Abergs, Voluntersul, ASBOMRS, Sindibombeiros e Associação Bombeiros 22 de Novembro. “Acreditamos que o RS dá um passo concreto para valorizar, aparelhar e dotar os bombeiros de mais condições de trabalho e estrutura. Estamos confiantes que a PEC também será aprovada em segundo turno ainda neste mês”, resume o deputado.

Se a proposta for aprovada também em segundo turno pela Assembleia, a corporação será separada administrativamente da Brigada Militar e serão criados mecanismos para a gestão autônoma dos recursos humanos e materiais. O prazo para realização do desmembramento financeiro e patrimonial do Corpo de Bombeiros se encerra em 2 de julho de 2016. O texto da proposta também prevê que, em até 120 dias da aprovação da PEC, o governo encaminhará ao Parlamento um projeto de lei complementar que regulamentará as mudanças.

Texto Tiago Machado – Foto: Tiago Dias – imagem da entrega da PEC ao presidente da Assembleia no dia 18 de março