Um ano sem Cris Hart

No dia 18 de junho de 2013, praticamente há um ano, os servidores municipais de Santa Maria perderam prematuramente uma liderança bastante reconhecida e admirada pela categoria: Cristina Hart, mais conhecida como Cris, faleceu algumas semanas depois de ser empossada como presidente do Sindicato dos Municipários da cidade e de se tornar a primeira mulher eleita para a função. Cris foi uma das vítimas fatais de um acidente de carro ocorrido na BR-158, quando retornava de Santana do Livramento para Santa Maria na companhia do marido, Artur Itaqui, que também faleceu na colisão.

Nesta sexta (20), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que conviveu com Cris no período que foi prefeito de Santa Maria, entre 2001 e 2008, relembrou a trajetória da dirigente sindical e destacou o papel que ela cumpriu na entidade. “A Cris fez história no Sindicato ao se eleger presidente. Certamente, o seu exemplo incentivou e vai incentivar outras mulheres a também ingressarem na política e nos movimentos sociais, sindicais e populares. Ela era uma pessoa firme, decidida mas extremamente carinhosa e amiga de todos. O exemplo dela certamente continua vivo e vibrante entre os municipários e entre as pessoas que, assim como eu, tiveram o privilégio de conviver com ela.”, registrou Valdeci.

Duas semanas antes do acidente, Cris e o secretário-geral do sindicato, Márcio Ferreira, tiveram um encontro com o deputado na Assembleia Legislativa. Eles foram até o gabinete convidar Valdeci para a cerimônia de posse da entidade. “Ela estava muito alegre e desafiada com o trabalho que iria desempenhar. Esta última imagem que tenho registra bem o que era a Cris: um ser humano que gostava muito de atuar coletivamente e de produzir transformações”, acrescentou.

site