Professora da UFSM vai receber prêmio ambiental da Assembleia Legislativa

Professora Martha Tocchetto, da UFSM

A professora do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Marta Lopes Tocchetto está entre as vencedoras do Prêmio Pioneiras da Ecologia 2017, uma iniciativa da Assembleia Legislativa. A entrega do Prêmio, que está na sua 5ª edição, acontecerá no próximo dia 6 de dezembro, às 10 horas, na sede do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre.

Nesse ano, 47 inscrições, de vários municípios gaúchos, foram registradas no Prêmio. A professora Marta teve o seu nome selecionado na Categoria Individual – Profissional. A escolha dos premiados foi feita pela Comissão de Avaliação do Pioneiras, integrada pelos deputados Altemir Tortelli (PT), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, Silvana Covatti (PP), Ciro Simoni (PDT) e Edson Brum (PMDB) e por outros três membros de fora do Parlamento. “Isso é motivo de orgulho para Santa Maria, para a Região Central e para a Universidade Federal. A professora Marta atua, há muito tempo e de maneira extremante qualificada e abnegada, na luta pela conscientização ambiental e contra a degradação. Ela é daquelas que coloca a mão na massa mesmo e é, ao mesmo tempo, uma profissional altamente especializada na área onde atua.  Tenho certeza que o Pioneiras da Ecologia 2017 ficará em excelentes mãos”, afirmou o deputado Valdeci Oliveira (PT), vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente.

CURRÍCULO – Graduada em Química Industrial pela UFSM, a Marta Tocchetto tem mestrado em Engenharia da Produção também pela Federal de Santa Maria e doutorado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ela também integra a diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) e é responsável pela implantação da Coleta Seletiva Solidária da UFSM, entre outras atribuições e atividades. (Texto: jornalista Tiago Machado – Foto: divulgação/UFSM)