Na Assembleia, mãe santa-mariense pede apoio contra dislexia

Mãe de um adolescente portador de dislexia, distúrbio que prejudica a capacidade de ler e escrever, a santa-mariense Marizur Rocha Konig foi até a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, nesta quarta (11), em Porto Alegre, pedir apoio aos deputados estaduais. No Espaço de Assuntos Gerais da Comissão, Marizur defendeu de forma emocionada a aprovação do projeto de lei 258/2015, de autoria do deputado Valdeci Oliveira (PT), que cria a Campanha Estadual de Informação sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e sobre a Dislexia na Educação Básica.

Pelo projeto, que tramita nas comissões da Assembleia Legislativa, a campanha irá prever, nas escolas da rede estadual de ensino, a realização de palestras de profissionais, exposição de painéis e apresentação de estudos e pesquisas na área. A iniciativa também divulgará as principais formas de diagnóstico e identificação da doença. Outro objetivo é ampliar o acesso aos recursos didáticos adequados para o aprendizado de crianças e os adolescentes com dislexia. “Eu não tenho nem internet em casa para tocar essa batalha, mas eu vou a luta do jeito que eu posso. Espero que os deputados façam a sua parte também”, afirmou.

O deputado Tarcisio Zimmermann (PT) que presidiu a reunião da Comissão de Saúde nesta quarta (11), garantiu “ter convicção” que a matéria será aprovada pelo Parlamento.  O deputado estadual Valdeci Oliveira aguardará a aprovação da proposta pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o que deve ocorrer nos próximos dias, para, posteriormente, pedir a publicação do texto. Isso permite a análise imediata do projeto pelo plenário da Assembleia.