Mobilização por mais segurança e policiais tem apoio de Valdeci

Passeata ocorreu no centro de Santa Maria

 

Passeata ocorreu no centro de Santa Maria

Passeata ocorreu no centro de Santa Maria

Na tarde de sábado (30), ocorreu, no centro de Santa Maria, a Caminhada pela Segurança Pública. A passeata partiu da Gare da Viação Férrea e terminou na Praça Saldanha Marinho. Os manifestavam portavam faixas contra a situação de insegurança registrada no Estado e também reivindicavam a nomeação dos aprovados nos concursos da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Susepe. Em virtude de decreto assinado pelo governador José Ivo Sartori, as nomeações foram suspensas no serviço público gaúcho desde janeiro, o que afeta setores essenciais como a segurança, a saúde e a educação.

Devido a agendas em Porto Alegre, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) não conseguiu participar do ato, mas confirmou o apoio à causa. Ele, inclusive, já apresentou um requerimento para realização de uma audiência pública sobre o tema com a presença do secretário estadual da Segurança, Wantuir Jacini. O pedido teve aprovação unânime na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa. “A população gaúcha está sendo sitiada pelas organizações criminosas. Faltam ações concretas por parte do governo para fazer o enfrentamento e, principalmente, a prevenção. As forças policiais precisam de reforço de equipe e de infraestrutura”, afirmou Valdeci, que é um defensor do Programa Estadual de Policiamento Comunitário.

Conforme Valdeci, a data audiência pública está confirmada para o próximo dia 18 de junho, às 10h, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Atualmente, aguardam a nomeação pelo Executivo mais de dois mil aprovados nos concursos da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Susepe. (texto e foto: Tiago Machado)