Frente contra Racismo e Homofobia vai interiorizar ações

Reunião da Frente desta quinta abriu trabalhos em 2015
Reunião da Frente desta quinta abriu trabalhos em 2015

Reunião da Frente desta quinta abriu trabalhos em 2015

No seu segundo ano de trabalho, a Frente Parlamentar Contra o Racismo, a Homofobia e a Discriminação vai ampliar a interiorização das suas atividades. A diretriz foi definida na reunião do órgão, realizada nesta quinta (14), na Assembleia Legislativa, que contou com a presença de representantes de várias entidades, instituições e militantes ligados à temática. Coordenador da Frente, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), disse que o objetivo é descentralizar a atuação do grupo, que teve como foco central, em 2014, a Região Metropolitana. Ainda neste mês, um calendário de atividades nas regiões será apresentado. “É simbólico que a Frente esteja presente no interior, onde, infelizmente, também são recorrentes os casos de discriminação. Nosso objetivo é, a cada dois meses, realizar uma ação pública fora da capital. O que não significa reduzir as iniciativas em Porto Alegre, as quais serão mantidas”, afirmou.

Outra definição da reunião, foi a realização de uma análise dos projetos de leis em tramitação na Assembleia Legislativa. A tarefa, que ficará sob responsabilidade do gabinete do deputado Valdeci, terá o objetivo de identificar iniciativas que propaguem, mesmo que indiretamente, a discriminação e o preconceito. “O primeiro passo será identificar a existência dessas matérias e o seu conteúdo. Após isso, vamos formar uma comissão entre os representantes da Frente para dialogar democraticamente com os deputados proponentes”, explicou Valdeci.

Em 2015, a Frente Parlamentar contra o Racismo irá realizar reuniões a cada 15 dias. O próximo encontro está marcado para o dia 28 de maio, na Assembleia Legislativa. O deputado Jeferson Fernandes (PT), o vereador de Sapucaia do Sul e ex-deputado estadual, Edson Portilho (PT),  e representantes de outros deputados estaduais também participaram da reunião da Frente nesta quinta.