Deputados e vereadores defendem gestão Ebserh no Regional

A reunião ordinária da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa desta quarta (11) reforçou ainda mais o apoio para que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assuma a gestão do Hospital Regional de Santa Maria. Presente no encontro para apresentar o trabalho administrativo desempenhado a frente do Hospital Universitário (HUSM), a superintendente da instituição, Elaine Resener, acompanhou os depoimentos favoráveis à Ebserh manifestados por parlamentares de diferentes partidos. Os pronunciamentos ocorreram após a exposição de Elaine sobre o HUSM: os dois deputados santa-marienses, Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB), e o deputado Ciro Simoni (PDT), que foi secretário estadual da Saúde no governo Tarso Genro, defenderam que a Ebserh é a melhor opção para administrar o Regional e reivindicaram que a decisão ocorra com agilidade. Na sequência, o vereador Marcelo Bisogno (PDT), que estava acompanhado dos vereadores Luiz Carlos Fort (PT), Admar Pozzobom (PSDB), Pastor Chaves (PSDB) e Marta Zanella (PMDB), lembrou que os 21 vereadores da cidade já declararam publicamente apoio à Ebserh. “A superintendente Elaine Resener demonstrou o quanto foi importante para o HUSM contar com a gestão da Ebserh. Os números são altamente positivos e a comunidade ganhou muito com isso. Isso dá muita confiança para que a instituição realize um trabalho de excelência no Regional”, afirmou Valdeci.

Números – Na apresentação realizada na Comissão de Saúde, Elaine expôs que, a partir da gestão da Ebserh, a qual começou no final de 2013, o HUSM ampliou e qualificou atendimentos em relação ao período anterior. O número de leitos passou de 320 para 394. As internações cresceram 23% e a oferta de consultas especializadas, 40%. “Estamos realizando uma média de 15 mil consultas por mês”, assinalou ela.

O número de funcionários também deu um salto de 2013 para agora. Antes da gestão da Ebserh, o Hospital Universitário contava com 1.100 servidores. Uma leva de 700 já foram contratados e, com a realização de novo concurso público previsto para o final desse ano, a equipe vai contar com mais de 2 mil trabalhadores. “Estamos satisfeitos com o que já conseguimos, mas temos o objetivo de aprimorar cada vez mais a gestão e os resultados a partir de um trabalho em equipe muito determinado”, disse Elaine.