Contra fechamento de usina, Frente do Carvão busca apoio do Estado

Reunião contou com a presença de lideranças da Região Carbonífera
Reunião contou com a presença de lideranças da Região Carbonífera

Reunião contou com a presença de lideranças da Região Carbonífera

Membros da Frente Parlamentar do Carvão Mineral e lideranças da Região Carbonífera do RS reuniram-se, nesta quarta (12), em Porto Alegre, com o secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker. O grupo foi à sede do Centro Administrativo Fernando Ferrari buscar apoio para evitar o fechamento da Usina Termoelétrica de Charqueadas, uma das vítimas das determinações da Portaria 500 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que coordena a Frente, pediu empenho ao secretário na mobilização e também a sua presença na comitiva que vai a Brasília, na semana que vem, lutar pela alteração da portaria. “A presença do governo do Estado é essencial neste movimento coletivo e pluripartidário. A Região não pode sofrer mais esta perda econômica e social”, enfatizou.

A posição de Valdeci foi reforçada pelos prefeitos de Charqueadas, Davi Gilmar, e de Butiá, Paulo Machado, que ressaltaram o volume extenso de empregos e de receitas que será perdido, caso a Usina encerre as atividades em dezembro desse ano. O secretário garantiu comprometimento total à mobilização. Ele confirmará a ida a Brasília com a comitiva até o final dessa semana. Se não puder ir, em função das diversas agendas que possui, irá indicar um representante para o encontro. A reunião na sede da ANEEL ficou marcada para a próxima quinta-feira (20), às 14h30min, na capital federal. “Estamos confiantes que poderemos voltar de Brasília com boas notícias. As lideranças estão afinadas e determinadas em alcançar o mesmo objetivo”, complementou Valdeci.

O presidente da Câmara de Vereadores de Charqueadas, Arisnei da Silva, e o presidente da Câmara de Vereadores de Butiá, Maurício Pereira, além de outras lideranças e autoridades também participaram da reunião na Secretaria Estadual de Minas e Energia.

texto e fotos: Tiago Machado