Comissão de Saúde da Assembleia faz balanço do ano

Trabalhos da Comissão serão retomados em fevereiro do ano que vem

Presidida pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa realizou a última reunião ordinária de 2015 nesta quarta (16). No encontro, Valdeci e os demais integrantes do grupo fizeram um balanço do trabalho desempenhado desde o dia quatro de março, quando tiveram inícios as atividades das comissões permanentes. O presidente destacou que o órgão foi um dos setores do Legislativo que mais produziu ações neste ano. “Foram 42 audiências públicas realizadas dentro de um total de 69 requerimentos de debates protocolados e apreciados. Isso representa a promoção de uma média de quase cinco audiências por mês, na capital e nas mais diversas regiões do Estado. A Comissão esteve sempre perto da população discutindo temas muito atuais, como os recursos para a saúde pública, a dengue, os hospitais regionais e a situação dos parques e unidades de conservação”, salientou.

Valdeci também destacou a variedade de materiais publicados pela CSMA. Ao todo, foram publicadas, em 2015, quatro cartilhas informativas, um relatório, dois folders e um boletim. Entre os temas abordados nos impressos, estão a prevenção à dengue, o câncer de próstata, os direitos das mulheres e o meio ambiente. “A procura pelos materiais publicados é muito grande, o que mostra a qualidade da pesquisa realizada e o acerto na escolha dos temas”, considerou.

EQUIPE – Apesar dos debates terem sido intensos nas reuniões e nas audiências públicas, Valdeci destacou o espírito democrático e colaborativo dos membros da Comissão. “Temos 12 deputados de nove partidos diferentes aqui. E sempre conseguimos conversar, se acertar e encaminhar alternativas para os problemas do setor. A alta temperatura nas discussões é normal no Parlamento. Agradeço muito o empenho e a dedicação dos deputados, como também da equipe técnica”, salientou ele.

Em fevereiro de 2016, na retomada do ano legislativo, o presidente da CSMA e a equipe vão realizar um seminário de planejamento para definir as prioridades e o plano de ações para o ano. “Vamos manter e ampliar o ritmo desse ano”, antecipou Valdeci.

Os deputados Edegar Pretto (PT), Ciro Simoni (PDT), Pedro Pereira (PSDB), Sérgio Peres (PRB) e Tarcisio Zimmermann (PT) também participaram da reunião e avaliaram positivamente os resultados obtidos pela Comissão no ano. (texto e foto: Tiago Machado)