Audiência pública sobre salário mínimo regional ocorre hoje em Santa Maria

Valdeci com lideranças sindicais gaúchas em Porto Alegre
A primeira audiência pública regional no interior do Rio do Sul , aprovada na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, será realizada nesta sexta-feira (27), às 14h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria (Rua Vale Machado, 1415 – Centro). Estará em debate o reajuste do salário mínimo regional a partir de janeiro de 2016.

A CUT-RS e centrais sindicais reivindicam aumento de 11,55%. O índice significa a reposição da inflação projetada no período e ganho real. O INPC acumulado dos últimos 12 meses, entre 1º de novembro de 2014 e 31 de outubro de 2015, foi de 10,33%.

A segunda audiência pública acontece na próxima segunda-feira, dia 2 de dezembro, às 19h, na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo.

Já os encontros previstos para Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Cruz do Sul, assim como o de Porto Alegre, ainda não foram agendados.

“Chamamos as entidades sindicais a mobilizarem os trabalhadores para que participem das audiências públicas”, conclama o presidente da CT-RS, Claudir Nespolo. “Até agora, o governador José Ivo Sartori (PMDB) ainda não enviou o projeto de lei sobre o reajuste do mínimo regional para a Assembleia Legislativa, o que preocupa cerca de 1,5 milhão de trabalhadores gaúchos que são beneficiados”.

“As entidades também devem procurar os deputados estaduais em suas bases eleitorais para que eles se comprometam com os interesses dos trabalhadores e não com os das federações patronais, que tiveram a cara de pau de defender reajuste zero para o mínimo regional”, ressalta. (Informações da CUT-RS).