Assembleia Legislativa aprova projeto de Valdeci que combate automedicação 

A criação da Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos no Rio Grande do Sul está prestes a virar lei no Rio Grande do Sul. O projeto 53/2014, de autoria do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), foi aprovado por unanimidade, nesta semana, na Assembleia Legislativa. Agora, a matéria aguarda apenas a assinatura do governador Tarso Genro, que deve ocorrer nos próximos dias, para ser sancionada. “Os estudos da Organização Mundial da Saúde apontam que mais da metade dos pacientes não usa corretamente os medicamentos ministrados. A automedicação pode causar graves danos à saúde. Todo medicamento, até o mais simples, pode causar reações adversas dependendo de cada organismo. Outro problema é a alta prescrição equivocada de remédios”, ressaltou Valdeci.

Conforme o deputado, a ideia da elaboração do projeto surgiu durante reuniões com representantes do Conselho Regional de Farmácia (CRF-RS) e do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Rio Grande do Sul (SINDIFARS). “Queremos ampliar a mobilização e a conscientização em torno desse tema, que muitas vezes passa despercebido do conjunto da sociedade. A oficialização da Semana estadual, com a previsão de um conjunto de atividades alusivas, vai ajudar nessa caminhada”, destacou.

Após a sanção do projeto aprovado pela Assembleia, a Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos será incluída no Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul, anualmente, na data entre 5 e 11 de maio.  (texto: Tiago Machado)

Valdeci com a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes.
Valdeci apresentou projeto à secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes.

)