Assembleia Legislativa aprova criação de Comissão contra toxoplasmose

Valdeci foi à tribuna pedir o apoio dos colegas para a aprovação da Comissão

Com 52 votos favoráveis e nenhum contrário, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nessa  terça (12), a criação de uma Comissão de Representação Externa que terá a tarefa de acompanhar e apoiar o trabalho de enfrentamento ao surto de toxoplasmose em Santa Maria. Proposta pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), a iniciativa foi aprovada anteriormente pela Mesa Diretora e agora recebeu o aval do conjunto dos deputados. A instalação oficial do grupo ocorrerá nesta quarta (13), às 11h, na sala do presidente da Assembleia, Marlos Santos (PDT). No mesmo ato, será dada posse aos cinco deputados, de diferentes partidos, que integrarão o colegiado. A coordenação dos trabalhos será de Valdeci, autor da proposição. “Esse gesto é uma demonstração de que o que está ocorrendo em Santa Maria preocupa e mobiliza o estado inteiro. Ainda mais pelo fato das causas do problema não serem ainda conhecidas. A participação do Parlamento, pela sua força institucional e política, certamente vai contribuir no combate a esse problema grave de saúde pública”, afirmou Valdeci.

Conforme o deputado, após o ato de instalação da Comissão, será definido um conjunto de atividades a serem realizadas nos próximos 30 dias, tempo que os integrantes do órgão têm para apresentar um relatório oficial à Assembleia.

CASOS – Atualmente, já há 510 casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria, sendo que há outros 212 casos sob investigação. “É o maior surto já registrado no país. Todo cuidado é pouco”, assinalou Valdeci.  (texto: Tiago Machado – foto: Assembleia Legislativa)