Aprovada aposentadoria especial para mulheres da Susepe e do IGP

Valdeci comemorou aprovação dos projetos que beneficiam servidores com as categorias presentes nas galerias da Assembleia
Valdeci comemorou aprovação dos projetos que beneficiam servidores com as categorias presentes nas galerias da Assembleia

As  servidoras da segurança pública tiveram uma tarde de conquistas nesta terça (9), na Assembleia Legislativa. Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram os projetos do governo do Estado que preveem  a aposentadoria especial para as mulheres que atuam no Instituto-Geral de Perícias (IGP) e na Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Com o resultado das votações, a partir de agora, as servidoras das duas instituições poderão requerer aposentadoria ao completarem 25 anos de serviço. Anteriormente, eram necessários 30 anos de trabalho.

O líder do governo no Parlamento, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), articulou a aprovação das duas matérias e participou de diversas reuniões de negociação para viabilizar as propostas. “Mais uma vez, o diálogo, a seriedade dos servidores e dos sindicatos e a vontade política do governo em valorizar o servidor público gaúcho prevaleceram. Muito bom chegar perto do final do ano encaminhando um avanço bastante esperado e reivindicado por essas trabalhadoras”, enfatizou o deputado.

Além dos 25 anos de serviço, as servidoras do IGP e da Susepe têm de comprovar, no mínimo, 15 anos de exercício no cargo de agente penitenciário para ter direito à aposentadoria especial.  (texto e fotos: Tiago Machado)