Valdeci e comandante da BM debatem Policiamento Comunitário em Santa Maria

Coronel Fábio recebeu Valdeci na sede do comando da BM no Estado
Coronel Fábio recebeu Valdeci na sede do comando da BM no Estado

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) reuniu-se, nesta terça (22), com o comandante da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte, em Porto Alegre. Valdeci relatou ao comandante a visita feita por ele e por uma comitiva de vereadores e de representantes da Prefeitura de Santa Maria, na semana passada, a Caxias do Sul, para avaliar o Programa de Policiamento Comunitário. Conforme Valdeci, os resultados obtidos em Caxias, primeiro município gaúcho a implantar o programa, reforçaram a mobilização pela aplicação do projeto em Santa Maria, cidade que, neste ano, registra um número elevado de homicídios. “Na área coberta pelos policiais comunitários, houve queda de cerca de 60% nos homicídios”, explicou o deputado.

O coronel confirmou que os resultados registrados na Serra e em outras regiões – o programa está implantado em outras 12 cidades gaúchas – são positivos e demonstram a importância do trabalho da expansão do trabalho de prevenção da criminalidade.

Como funciona através de convênio entre a Secretaria Estadual da Segurança Pública e os municípios, o programa agora depende da aprovação de um projeto de lei na Câmara Municipal. Em contato com Valdeci, o chefe de gabinete da Prefeitura, Ony Lacerda, um dos integrantes da comitiva que foi a Caxias do Sul na semana passada, informou que o texto do projeto está em fase final de análise pela Procuradoria Jurídica do município e, depois, será encaminhado para apreciação dos vereadores. “Estado, Prefeitura, deputados e vereadores estão trabalhando juntos para que esse avanço seja viabilizado”, reforçou Valdeci. (texto e foto: Tiago Machado)