​Comitiva santa-mariense aprova Policiamento Comunitário em Caxias

Prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, recebeu comitiva santa-mariense.
Prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, recebeu comitiva santa-mariense.

 O Policiamento Comunitário de Caxias do Sul foi conhecido de perto por uma comitiva santa-mariense nesta segunda (14). O grupo – integrado pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), pelo chefe de gabinete do prefeito de Santa Maria, Ony Lacerda, pelo  superintendente de Proteção Social, Luiz Eliton Cordenuzzi, pelo representante da comunidade do bairro Nova Santa Marta, Eder Pompeo, e pelos vereadores Luciano Guerra (PT) e Cel. Vargas (PSDB) – foi recebido pessoalmente pelo prefeito do município serrano, Alceu Barbosa Velho, no seu gabinete. Caxias foi a primeira cidade gaúcha a instalar, como projeto piloto, o programa do governo estadual.

Conforme o secretário da Secretaria Municipal da Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul, coronel Roberto Louzada, entre setembro de 2010 e fevereiro de 2012, ocorreram 28 homicídios em Caxias do Sul. Após a instalação do programa, os índices baixaram para 12 (de março de 2012 a agosto de 2013). Uma redução de 57,1%. O furto de veículos caiu de 1283 para 852 ocorrências. A queda foi de 33,6% no mesmo período. O furto ou arrombamento de residências caiu de 463 para 265. Redução de 42,8%.

Contrapartidas

Para viabilizar a iniciativa, o município arca com o auxílio-moradia aos policiais treinados para o serviço especializado e o Estado disponibiliza os policiais militares, as viaturas e demais equipamentos de trabalho. A comunidade, através das associações e organizações dos bairros, auxilia no controle, apoio e prestação de contas.

O investimento de Caxias na primeira fase (2012/2013), com 34 policiais militares, foi de R$ 274.268,00. Para a segunda fase (2013/2014), a previsão é de investir R$ 565.412,70 para 70 PMs.

O secretário da Segurança de Caxias sintetiza o objetivo do programa. “Antes de começar, os policiais fazem uma qualificação e, de acordo com o perfil, passam a integrar o projeto. É o resgate da polícia cidadã, dos antigos “Pedro e Paulo”, que conheciam a comunidade, que sabiam das peculiaridades da sua vizinhança”, comentou coronel Louzada.

Boa impressão

O deputado Valdeci se mostrou mais confiante com o projeto ao verificar a apresentação do secretário caxiense. “Sabíamos dos pontos positivos do programa e dos avanços que Caxias conseguiu em termos de segurança. Ao ouvir o depoimento do secretário, a necessidade de Santa Maria contar com o Policiamento Comunitário se fortalece”, disse Valdeci.

Expansão

O secretário Louzada adianta que em breve serão instalados dois novos núcleos no município e que já existe o pedido de instalação de cinco novos núcleos na cidade. “Deu muito certo. Baixamos os índices de criminalidade na sua maioria. Aqueles que, por ventura, tenham aumentado pode ser por conta do registro das ocorrências, que também aumentou por conta da conscientização da comunidade”, concluiu.

Texto e fotos: Tiago Dias