Valdeci critica precarização do serviço aeromédico do RS

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) está preocupado com a possibilidade de precarização do serviço aeromédico do Rio Grande do Sul depois que declarações do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, foram divulgadas pela imprensa estadual. Conforme declarou o secretário, este serviço – implantado no governo Tarso Genro e fundamental em ações como o atendimento das vítimas do incêndio da Kiss, em Santa Maria – “é totalmente dispensável”. “A qualidade do serviço aeromédico gaúcho contribuiu para que muitas vidas fossem poupadas no incêndio da Kiss e em outras situações de emergência registradas no Estado nos últimos dois anos. Desconsiderar isso é um erro gravíssimo por parte do governo Sartori. Vamos lutar intensamente contra qualquer tentativa de precarização desse serviço. Vidas não têm preço”, afirmou Valdeci.

Caso for confirmada a intenção do governo Sartori de reduzir a extensão do serviço em função da política de cortes financeiros, o deputado pretende acionar a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e o Conselho Estadual de Saúde. “Tenho certeza que os deputados vão se mobilizar juntos para evitar um retrocesso justamente nas áreas mais sensíveis da saúde, que são a urgência e a emergência”, explicou.

O serviço aeromédico implantado pelo governo Tarso conta com dois helicópteros e equipe composta por médicos e enfermeiros, responsáveis pela realização de atendimentos de emergência.

Posse – Em fase final de recuperação de uma cirurgia realizada no início do mês em Santa Maria, o deputado estadual Valdeci Oliveira tomará posse como deputado estadual no próximo sábado (31), em Porto Alegre.  (texto: Tiago Machado – foto: Assembleia Legislativa)

Valdeci vai acionar Comissão de Saúde da Assembleia se necessário
Se necessário, Valdeci vai acionar Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa