O desafio da liderança

Valdeci Oliveira – deputado estadual (PT),
líder do governo Tarso na Assembleia

Com muito orgulho, estivemos na Liderança do Governo nestes últimos três anos. Acreditamos ter desenvolvido um trabalho de bastante diálogo e de mediação entre o poder Executivo e o Parlamento. Estamos com o sentimento de dever cumprido e agradecidos pela confiança do governador Tarso Genro em nossa trajetória. Vamos continuar trabalhando de verdade, honrando cada voto dos gaúchos e gaúchas que nos deram a oportunidade de seguir em mais um mandato na Assembleia Legislativa. Agora, o papel é outro.

Faremos a oposição ao governo eleito. Mas não vamos cometer injustiças e nem pirotecnia. Vamos ser coerentes com a nossa trajetória e lutar pelo bem comum. Vamos sim, apontar as diferenças entre os projetos, como sempre fizemos, e cobrar resultados efetivos. Passaram por nós, através da Liderança de Governo, mais de 400 projetos do Executivo, a maioria deles, buscando o fortalecimento do Estado e a valorização dos servidores públicos e dos trabalhadores.

Vale destacar a inédita e histórica aplicação dos 12% do orçamento do Estado na área da Saúde, atestado pelo Tribunal de Contas do Estado. E este Parlamento teve papel importante, mas sem o esforço do Executivo isto não seria realidade.

Valdeci votou contra pagamento de auxílio-moradia a juízes
Valdeci no Plenário da Assembleia  – foto: Marcelo Bertani – ALRS

Lembramos também os concursos públicos realizados em todas as àreas. Magistério, Brigada Militar, Polícia Civil, Susepe, Secretaria da Saúde, TVE e tantos outros. Importante destacar os planos de carreira que também foram reestruturados ou implantados em muitos órgãos públicos. Sem contar o reaparelhamento e a reorganização das instituições estaduais, que estavam praticamente abandonadas antes do governo Tarso.

Lá na minha região, a região Central, especialmente Santa Maria, conseguimos avançar a duplicação da ERS509, a Faixa Velha de Camobi. Inauguramos o Tecnoparque de Santa Maria e deixaremos em condições de inauguração o Hospital Regional, que servirá de referência para atendimento de ortopedia, traumatologia e neurocirurgia. Também credenciamos o Hospital Alcides Brum no SUS, só para citar alguns exemplos.

Valdeci com o governador Tarso no Palácio Piratini
Valdeci com o governador Tarso no Palácio Piratini – foto: Tiago Dias

Em todas as regiões do Estado, o governo conseguiu articular alguma ação importante. Logicamente que não foi feito tudo, mas foi feito muito. Temos a certeza de que deixamos a gestão muito melhor do que quando recebemos.

Aqui no Parlamento, vamos dar seguimento às iniciativas que tomamos como a Frente Parlamentar contra o Racismo, a Homofobia e outras Formas de Discriminação. Vamos atuar também nas comissões como sempre fizemos, com comprometimento e responsabilidade. Queremos agradecer, mais uma vez a confiança do povo gaúcho e deixar uma mensagem de Feliz Natal e de um 2015 com muita alegria, trabalho, solidariedade e prosperidade.