Nova relação EUA-Cuba é destacada por Valdeci

Anunciada nesta quarta (17), a retomada das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba foi valorizada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT). Conforme o parlamentar, o processo de reaproximação entre os dois países do continente americano é “emblemático” e “construtivo”. Para Valdeci, o mundo clama por ações como esta. “Estamos cansados de conflitos, de tensionamentos e de aprofundamento de diferenças. É muito bom saudar a vitória do diálogo entre os dois países vizinhos, que durante décadas permaneceram afastados”, ressaltou.

Segundo Valdeci, a iniciativa, caso tiver continuidade, poderá encaminhar o fim do embargo econômico a Cuba em um médio prazo. “O embargo prejudica não só o povo de uma nação, o que já é grave, mas a própria América Latina. Todo apoio a essa reaproximação, que poderá gerar mais desenvolvimento, mais igualdade e mais democracia para o mundo. Estão de parabéns os presidentes Barack Obama e Raul Castro e também o Papa Francisco, que colaborou no diálogo”, acrescentou.

Valdeci também saudou, nesta quarta, o anúncio da libertação, pelos Estados Unidos, dos prisioneiros políticos cubanos Ramón Labañino Salazar, Gerardo Hernandez e Antonio Guerrero e a libertação, por Cuba, do prisioneiro norte-americano Alan Gross. O deputado parabenizou o presidente da Associação Cultural José Martí, Ricardo Haesbaert, pelo dia histórico. A Associação organizou, no Rio Grande do Sul, nos últimos anos, diversas atividades  em defesa da libertação dos prisioneiros cubanos. (texto e fotos: Tiago Machado)

Valdeci e Ricardo Haesbaert, da Associação José Martí comemoram reaproximação entre Cuba e Estados Unidos  e libertação de prisioneiros
Valdeci e Haesbaert, da Associação José Martí, comemoram reaproximação entre Cuba e Estados Unidos e libertação de prisioneiros