Hospital Regional tem administração definida

Com o aval do governador Tarso Genro e do reitor da UFSM, Paulo Burmann, foi selada, nesta quinta (11), a forma de gestão do Hospital Regional de Santa Maria. Em cerimônia realizada no Palácio Piratini, Tarso Genro, Paulo Burmann, a titular da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Sandra Fagundes, e o presidente da EBERSH, José Rubens Rebelatto, assinam o Termo de Cooperação Técnica.

Pelo documento, a gestão do Hospital Regional de Santa Maria ficará a cargo do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Os governos federal e estadual também participam da gestão através de aportes financeiros. A partir de agora, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), responsável pelo HUSM, agrega a gestão administrativa do Regional.

20141211Regional3

O líder do governo na Assembleia, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) representou o Parlamento Gaúcho no ato. O governador Tarso Genro saudou o trabalho e o engajamento de Valdeci que contribuiu para que esta etapa fosse concluída. O deputado se mostrou satisfeito com o resultado do empenho de todas as instituições envolvidas. “Todos vão ganhar com o modelo de gestão proposto, mas destaco dois aspectos muito importantes: a universidade terá mais oportunidades para o aprendizado dos futuros profissionais e a população terá mais qualidade no atendimento da saúde. O HUSM, através da sua equipe qualificada, foi fundamental ao salvar dezenas de vidas na tragédia da Kiss. Nunca podemos esquecer disso.”, comentou.

20141211Regional2

Com essa parceria, a UFSM deve ampliar o número de vagas em cursos de graduação e pós-graduação, que poderão utilizar o espaço como hospital-escola, também voltado à pesquisa. “A partir de um trabalho conjunto do governo estadual e federal com a UFSM, chegamos a este acordo em que o Hospital Regional fará parte de um complexo com o HUSM, ambos 100% SUS, contribuindo para o atendimento e para a formação de profissionais”, disse a secretária da Saúde, Sandra Fagundes.

20141211Regional1

O Hospital Regional será o destino dos pacientes que precisam de cirurgias de traumato-ortopedia e passar por processos de reabilitação, sempre encaminhados por outros estabelecimentos de saúde.

A primeira fase do atendimento está prevista para iniciar até março do próximo ano. Quando estiver em operação plena, serão mais de 200 leitos, compreendendo serviços de neurologia, UTI adulta e UTI pediátrica. O hospital será referência no Estado para cirurgias de traumato-ortopedia e neurocirurgia em média e alta complexidade, além de oferecer atendimento nas quatro áreas da reabilitação – física, visual, auditiva e intelectual.

Além do deputado Valdeci, a Região Central esteve representada pelos prefeitos de São Francisco de Assis, Horácio Brasil, de Itaara, Rony Carnieletto, de Restinga Seca, Mauro Schünke e pelo vice-prefeito de Formigueiro, Marcelo Motta