Frente Contra Discriminação retoma atividades

Após o fim do período eleitoral, a Frente Parlamentar Contra o Racismo, a Homofobia e a Discriminação retomou as atividades nesta quarta (29), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Coordenada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), a Frente reúne diversos grupos e instituições que realizam trabalhos permanentes de enfrentamento ao preconceito. Na volta dos encontros, os participantes do Comitê fortaleceram a mobilização para as atividades do Mês da Consciência Negra, que acontecem em novembro, em Porto Alegre, e também para a 18º Parada Livre prevista para o próximo dia 23, no Parque da Redenção, na capital gaúcha.

A reunião de hoje também serviu para intensificar o processo de coleta de assinaturas para a elaboração de um projeto de iniciativa popular visando tornar feriado estadual a data de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra e que lembra a morte de Zumbi dos Palmares, ícone do movimento negro. A proposta foi uma das primeiras ações definidas nas reuniões da Frente Parlamentar. “Vamos aproveitar todas as atividades do Mês da Consciência Negra para recolher o maior número possível de assinaturas”,destacou Valdeci. Para dar andamento à iniciativa são necessárias 70 mil assinaturas, as quais passam pela análise e pela homologação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Discriminação nas eleições – No próximo dia 13 de novembro, o deputado Valdeci ocupará o Espaço do Grande Expediente da Assembleia Legislativa para homenagear o Dia da Consciência Negra. Valdeci está preocupado com o recrudescimento do racismo, da homofobia e da xenofobia no Brasil. “Temos que ampliar a visibilidade e aprofundar a luta contra o preconceito. Infelizmente, a discriminação aflorou dentro do cenário eleitoral que vivemos até domingo e isso não pode ser banalizado”, considerou.  (texto e foto: Tiago Machado)

Novembro será repleto de atividades vinculadas à Consciência Negra.
Novembro será repleto de atividades vinculadas à Consciência Negra.