GHC entrega Pacto de Combate ao Racismo para Frente Parlamentar

A direção do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) entrega, nesta terça-feira (09), o seu Pacto de Combate ao Racismo do GHC para a Frente Parlamentar contra o Racismo, a Homofobia e Outras Formas Correlatas de Discriminação da Assembleia Legislativa e para o governo do Estado. A cerimônia ocorre às 17h, na Sala Sarmento Leite (3º andar) da Assembleia. O documento firma compromisso da instituição de saúde para propor medidas para eliminar práticas de racismo.

O GHC é a primeira instituição gaúcha, fora das idealizadoras do projeto, a realizar a adesão ao Pacto de Combate ao Racismo Institucional. O documento tem por objetivo identificar e propor medidas para eliminar práticas de racismo na instituição. Entre as principais ações previstas, estão a campanha de Combate ao Racismo Institucional, o preenchimento do quesito cor nos instrumentos de identificação dos usuários e trabalhadores, as capacitações permanentes voltadas aos trabalhadores sobre as especificidades raciais e a ampliação das cotas para afrodescendentes para 20% nos Processos Seletivos Públicos em atenção ao artigo 1º da Lei 12.990/14.

Para o coordenador da Frente Parlamentar, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), a adesão do GHC representa uma conquista para a sociedade. “O engajamento dos colaboradores e do grupo como um todo é uma grande vitória e um estímulo para o trabalho que estamos realizando na Frente Parlamentar”, comenta Valdeci.

Pacto

O Pacto é uma iniciativa do governo do Estado e busca identificar e propor medidas para eliminar práticas de racismo nas instituições públicas do estado. O documento é um conjunto de compromissos assumidos pelas três esferas de poder (Executivo, Legislativo e Judiciário), além do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Grupo Conceição

O GHC compreende os hospitais que são referência no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre. Fazem parte do grupo os hospitais Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina. A instituição também responde pela gerência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, de 12 postos de saúde do Serviço de Saúde Comunitária, de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde – Escola GHC.

Texto: Tiago Dias