Líder do governo destaca ampliação de recursos para saúde no governo Tarso

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), acredita que o setor da saúde vive uma nova fase no Rio Grande do Sul após o lançamento de uma série de políticas públicas ousadas e, principalmente, a partir da ampliação de recursos para a área. Conforme Valdeci, em 2010, no último ano do governo Yeda, foi aplicado R$ 1,4 bilhão no setor. Em 2013, no terceiro ano do governo Tarso, o valor passou para 2,8 bilhões, ou seja, o dobro. “O governo anterior investiu, em média, 4,5% em saúde , se considerarmos o disposto na Lei Complementar 141/12 . O governo atual já mais que dobrou esses números e ampliou e qualificou os serviços da saúde”, assinalou.

Valdeci também lembrou que o governo Tarso triplicou os recursos destinados aos hospitais filantrópicos, que respondem por 70% das internações no Estado, garantiu 1.081 novos médicos em todas as regiões através da adesão ao Programa Mais Médicos e é o quarto estado do país com maior aumento de cobertura através do Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), iniciativa fundamental para a prevenção de doenças. “A saúde saiu do rodapé do orçamento público gaúcho e passou a ser a prioridade do caixa estadual. Por isso, hoje, há mais leitos, profissionais, serviços e qualidade nos atendimentos prestados à população. Certamente, o povo não sente saudades do passado recente na saúde”, afirmou.

O deputado lembrou ainda que, nesta quinta (10), a Secretaria Estadual da Saúde e a Fundação Universitária de Cardiologia/Instituto de Cardiologia assinaram convênio que vai viabilizar a implantação de mil novos leitos na Região Metropolitana, beneficiando hospitais de Viamão, Alvorada, Cachoeirinha e Porto Alegre. As obras começam em seis meses e devem estar prontas em dois anos. “Os recursos não só aumentaram, como chegam na ponta hoje”, acrescentou. (texto e foto: Tiago Machado)

Valdeci com a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes.
Valdeci com a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes.